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O conhecimento dos saberes a ensinar na formação de professores da educação básica. Um estudo sobre as licenciaturas no estado de São Paulo

Processo: 09/08311-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ivanise Monfredini
Beneficiário:Ivanise Monfredini
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/00144-4 - Mapa da formação de professores nas licenciaturas no estado de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Currículo  Formação continuada do professor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento docente | formação de professores | Licenciaturas | Políticas de formação de professores | Profissão docente | Trabalho Docente | Formação de professores

Resumo

Com esta pesquisa pretendemos compreender a constituição (ou não) do conhecimento como elemento articulador da condição profissional do professor e do seu trabalho, nas licenciaturas que formam professores para a atuação nas séries finais da educação fundamental (6° ao 9° anos) e do ensino médio. Delineiam-se alguns objetivos específicos: 1- analisar a formação de professores no estado de São Paulo nas licenciaturas, incluindo aquelas experiências significativas e diferenciadas desenvolvidas, identificando como o conhecimento é neles significado, considerando os seis aspectos que caracterizam esse conhecimento (conf. Carvalho 1992); 2- identificar como é considerado o seu lugar, na escola e no trabalho do professor, pelos sujeitos que atuam nas licenciaturas, assim como por pesquisadores representativos da temática; 3- identificar como estabelecem a relação entre teoria e prática na formação de professores; 4- identificar que relações se estabelecem entre o proposto nas políticas de formação de professores e a significação encontrada nas licenciaturas, em relação, especificamente ao conhecimento; 5- identificar que relações se estabelecem entre essa significação e as condições de trabalho e emprego de docentes e coordenadores nas Instituições formadoras; 6- acompanhar a implementação da Política Nacional de Formação de Professores. A pesquisa encaminha-se pelas abordagens quantitativa e qualitativa desde a busca das informações, até a sua análise e interpretação. Inicialmente buscaremos informações no banco de dados do INEP e MEC, além dos sites das instituições formadoras, fazendo a triangulação com técnicas de pesquisa qualitativa, realizada por meio das três abordagens descritas por Duarte, (2002) - bibliográfica documental e empírica, especialmente as entrevistas semi-estruturadas, o que permitirá que se identifique o conhecimento como elemento articulador (ou não) da condição profissional do professor e do seu trabalho. (AU)

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