Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores em câncer de mama

Processo: 09/50361-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Auro del Giglio
Beneficiário:Auro del Giglio
Instituição Sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia  Neoplasias mamárias  Biomarcadores tumorais  Transformação celular neoplásica  Prognóstico 

Resumo

O Câncer de mama é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres. A criação de painéis de biomarcadores que permitam refinar o prognóstico destas pacientes para melhor alocar os recursos terapêuticos é fundamental para aumentarmos a curabilidade desta doença em seus estádios iniciais, antes do desenvolvimento de metástases detectáveis por métodos de imagem. Biomarcadores do câncer de mama em pacientes sem doença sistêmica clinicamente mensurável podem derivar: 1) das próprias características genéticas do tumor primário como é o caso do seu perfilamento envolvendo a avaliação da expressão de vários de seus genes; 2) de seu potencial metastático medido pela presença ou não de células tumorais circulantes no sangue periférico destas pacientes; 3) da quimiossensibilidade destas células tumorais circulantes frente à quimioterapia antineoplásica, ou seja, se a quimioterapia pode diminuir seu número na circulação ou mesmo eliminá-las; 4) das interações entre o tumor mamário e o hospedeiro, no caso alterações que o tumor geraria em células/tecidos normais das pacientes e que pudessem de alguma forma, facilitar sua proliferação e metastatização. Este projeto visa abordar o uso simultâneo desses quatro tipos de biomarcadores com o objetivo de se estabelecer um modelo prognóstico mais completo e mais preciso para o câncer de mama. Um painel de biomarcadores como o aqui proposto poderá: 1) melhor estratificar o risco de recidiva de uma dada paciente; 2) melhor alocar as alternativas de tratamento adjuvantes e, ao mesmo tempo, ao evitar em alguns casos o uso de tratamentos mais agressivos, diminuir a toxicidade para estas pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUNIYOSHI, RENATA K.; GEHRKE, FLAVIA DE SOUSA; ALVES, BEATRIZ C. A.; VILAS-BOAS, VIVIANE; COLO, ANNA E.; SOUSA, NAIARA; NUNES, JOAO; FONSECA, FERNANDO L. A.; DEL GIGLIO, AURO. Gene profiling and circulating tumor cells as biomarker to prognostic of patients with locoregional breast cancer. TUMOR BIOLOGY, v. 36, n. 10, p. 8075-8083, . (09/50361-4)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODOS PROGNÓSTICOS PARA PREDIZER A RECORRÊNCIA DE CÂNCER EM UM PACIENTE, INICIADOR, AMPLICON, ENSAIOS, USOS, MÉTODO PARA PREDIZER O TEMPO DE SOBREVIVÊNCIA DE UM PACIENTE COM CANCÊR DE MAMA SEM RECIDIVA, MODELO PROGNÓSTICO PARA PREDIZER O TEMPO DE SOBREVIVÊNCIA DE UM PACIENTE DE CANCÊR DE MAMA SEM RECIDIVA, MÉTODO DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA DIRECIONAMENTO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA, CONJUNTO DE GENES E KIT LABORATORIAL BR1020130292516 - Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO) ; Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) . Auro Del Giglio ; Fernando Luiz Affonso Fonseca ; Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis ; Flávia de Sousa Gehrke ; Renata Kelly Kuniyoshi - 13 de novembro de 2013