Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao, caracterizacao e avaliacao catalitica de catalisadores a base de oxido de vanadio suportado sobre alumina-tantalo na reacao de desidrogenacao oxidativa do propano.

Processo: 07/59389-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Gilberto Garcia Cortez
Beneficiário:Gilberto Garcia Cortez
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia Raman  Óxido de vanádio  Propano 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desidrogenacao Oxidativa | Espectroscopia Raman | Olefinas Lineares | Oxido De Tantalo | Oxido De Vanadio | Propano

Resumo

Óxidos metálicos do Grupo V suportados têm uma grande variedade de aplicações catalíticas, e tem sido extensivamente investigado nos últimos anos. Catalisadores à base de oxido de vanádio suportado possuem excelentes propriedades redox e são principalmente empregados como catalisadores de oxidação seletiva. Oxido de tântalo mássico é um sólido ácido com propriedades catalíticas e diversas aplicações de catalisadores à base de oxido de tântalo suportado tem sido reportados em trabalhos recentes de investigação, porém não há resultados interessantes sobre esses materiais onde possam atuar como um suporte para óxidos metálicos superficiais que apresentam propriedades catalíticas. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a influência do teor de tântalo sobre as propriedades catalíticas das espécies de vanádio superficiais no sistema VOx/Al2O3-Ta2Os na reação de desidrogenação oxidativa do propano. Para alcançar tal objetivo, os catalisadores serão caracterizados por volumetria de nitrogênio, dessorção a temperatura programada de amônia, espectroscopia de absorção na região do infravermelho, espectroscopia Raman, difratometria de raios X, redução a temperatura programada e as propriedades ácidas e/ou básicas serão avaliadas pela reação de decomposição do isopropanol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)