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Termometria computacional: avaliação da distribuição térmica nas caixas de transporte de pintos de um dia em uma carroceria climatizada

Processo: 10/11834-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Késia Oliveira da Silva Miranda
Beneficiário:Késia Oliveira da Silva Miranda
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Iran José Oliveira da Silva
Assunto(s):Avicultura  Avícolas  Refrigeração  Transporte de animais  Frangos de corte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiência Avícola | Avicultura | Climatização | Logistica Agroindustrial | zootecnia de precisão | Ambiência em transporte de cargas vivas

Resumo

A área de logística de transporte de carga viva é deficiente de informações no Brasil. Enquanto várias pesquisas são direcionadas para o segmento "dentro da porteira" na área de ambiência e bem estar animal, alguns trabalhos recentes têm sido desenvolvidos no segmento "pós-porteira" e as informações relacionadas às etapas que antecedem o alojamento de pintos de um dia são bastante escassas, aumentando os prejuízos da avicultura brasileira. Durante o transporte de pintos de um dia, pouca padronização quanto às condições ideais é observada, principalmente quanto ao conforto térmico dos animais. Sabe-se que os caminhões climatizados possuem grande heterogeneidade térmica ao longo do perfil da carroceria. Apesar da programação feita no painel de controle na cabine do caminhão, observa-se no dia-a-dia das empresas que a temperatura e umidade relativa dentro da carroceria são bastante variáveis, aumentando as chances de estresse térmico durante as viagens. Existem inúmeros trabalhos desenvolvidos quanto às condições térmicas ideais nos primeiros dias dos pintos nos galpões de criação, bem como o manejo alimentar ideal a ser conduzido no pós-alojamento. No entanto, as informações científicas referentes ao transporte de pintos de um dia são escassas, dificultando a padronização e recomendação de procedimentos ideais nesta fase importante de criação de frangos de corte. Desta forma, o objetivo desta proposta será avaliar o microclima da carroceria climatizada e das caixas de transporte de pintos de um dia, tornando-se possível identificar possíveis núcleos de calor dentro da carga. (AU)

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