Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramentos hipermidiáticos na escola/letramentos escolares na hipermídia

Processo: 10/51597-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ines Signorini
Beneficiário:Ines Signorini
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/13420-5 - Letramentos Hipermidiaticos na Escola/Letramentos escolares na hipermidia, BP.TT
Assunto(s):Letramento  Hipermídia  Novas tecnologias da comunicação  Tecnologia da informação  Interação homem-máquina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita Hipermidiatica | Interacao Mediada Por Tic | Letramento E Hipermidia | Letramento Hipermidiatico | Multiletramento

Resumo

Este é um projeto de pesquisa qualitativa de base empírica no campo dos estudos sobre multiletramento e tem como foco principal a questão das relações que se verificam na atualidade entre letramentos escolares grafocêntricos e letramentos hipermidiáticos, mais recentes e tidos como não convencionais no âmbito da tradição grafocêntrica de modo geral. A principal hipótese a ser verificada é a de que tais relações envolvem tanto interseções e amálgamas, quanto incompatibilidades e neutralizações, a serem melhor especificados através do estudo de eventos e práticas de letramento hipermidiático em contextos de ensino e de eventos e práticas de letramento escolar em ambiente de hipermídia. O objetivo mais gera! a ser alcançado é, pois, o de identificar, descrever e analisar, em eventos e contextos específicos, as relações entre tais letramentos na dinâmica de práticas voltadas para a apropriação de recursos linguísticos e sociosemióticos trazidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Em função da filiação aos estudos do multiletramento e da inscrição da pesquisa no campo aplicado dos estudos da linguagem, este projeto privilegia a observação e análise de eventos sociointeracionais envolvendo a escrita e outros recursos sociosemióticos associados às ecologias (Barton, 1994) próprias a ambientes grafocêntricos e multi-hipermidiáticos. Privilegia também a observação e análise de ações de reflexão e controle sobre o uso e funcionamento desses recursos nesses ambientes, contemplando assim a questão das metapragmáticas da língua em uso (Signorini, 2008) associadas aos diferentes tipos de letramento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)