Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação da genotipagem de Fusarium spp. de origem ocular com dados clínicos e susceptibilidade a antifúngicos em isolados oculares do Sul da Flórida (EUA) e de São Paulo (Brasil)

Processo: 10/07154-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Ana Luisa Höfling-Lima
Beneficiário:Ana Luisa Höfling-Lima
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oftalmologia  Infecções oculares fúngicas  Fusarium  Técnicas de genotipagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antifungicos | fungos | Fusarium spp | Genotipagem | Infeccao ocular | Oftalmologia

Resumo

Infecções fúngicas oculares são uma das causas mais prevalentes de morbidade ocular no mundo, especialmente prevalentes em regiões tropicais e sub-tropicais.Nas últimas décadas, a incidência tem aumentado devido ao uso crescente de corticosteróides, antibióticos, procedimentos cirúrgicos, manutenção inadequada de lentes de contato e aumento do número de pacientes imunodeprimidos. Devido à rápida progressão de infecções oculares e potencial de causar grandes perdas visuais, muitas vezes irreversíveis, a falha em reconhecer rápida e corretamente o agente causador e iniciar terapia apropriada pode levar a sérias conseqüências.Um consenso que tem surgido de recentes estudos de genotipagem, é o de que métodos baseados nas seqüências do DNA são essenciais para a identificação das diferentes espécies de Fusarium em laboratórios clínicos, especialmente dentro dos complexos de espécies Fusarium solani e Fusarium oxysporum. Além disto, diferentes espécies de fungos, respondem diferentemente aos agentes antifúngicos, sendo que algumas espécies não respondem bem a antifúngicos de amplo espectro e necessitam de terapia específica. Portanto, o conhecimento da susceptibilidade a antifúngicos peculiar a cada espécie, pode ajudar consideravelmente no tratamento e resultado final da infecção. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os genótipos das principais espécies de Fusarium causadoras de ceratites em humanos; determinar o perfil de sensibilidade destes microrganismos a antifúngicos; verificar a correlação do genótipo com o prognóstico clínico, como acuidade visual, tempo para a cura e necessidade de procedimento cirúrgico de urgência; avaliar a acurácia do PCR e análise morfológica no diagnóstico da espécie de Fusarium envolvida; analisar a diferença entre ceratites por Fusarium em locais de grande prevalência de infecções oculares por este fungo, como o Sul da Flórida (EUA) e São Paulo (Brasil); e demonstrar a utilidade do seqüenciamento dos produtos de amplificação das regiões ITS 1 e 2 do DNA ribossomal para identificação ao nivel de especie destes agentes fúngicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)