Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de ativos aplicada a operação de minas a céu aberto

Processo: 10/51287-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas - Lavra
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Giorgio Francesco Cesare de Tomi
Beneficiário:Giorgio Francesco Cesare de Tomi
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa: Vale S/A
Município: São Paulo
Bolsa(s) vinculada(s):12/19622-9 - Otimização de ativos aplicada à operação de minas a céu aberto (projeto Min_AO), BP.IC
12/13372-0 - Otimização de ativos aplicada à operação de minas a céu aberto (Projeto Min_AO), BP.MS
Assunto(s):Mineração  Mineração a céu aberto 

Resumo

Com a introdução de novos métodos de lavra a céu-aberto, unidos às tendências futuras para operações "driverless" e mesmo "truckless", a mineração necessitará de uma nova geração de ferramentas de gestão operacional de mina baseadas em conceitos atuais de otimização de ativos. O projeto Min_AO representa uma iniciativa inovadora de pesquisa relacionada à incorporação da otimização de ativos na tomada de decisões operacionais na mina, levando em conta os diferentes métodos atuais de lavra a céu-aberto, assim como aqueles a serem utilizados nas próximas décadas. O projeto especificará, desenvolverá e disponibilizará um ambiente de simulação da operação de lavra utilizando princípios e conceitos de otimização de ativos na mineração, incluindo bancos de dados específicos representando os novos métodos de lavra do tipo “driverless" e "truckless" que poderão ser utilizados em minas a céu-aberto nas próximas décadas. O projeto também estabelecerá uma central de treinamento e certificação de controladores e gestores de mina especializados em otimização de ativos na lavra. Os objetivos do projeto Min_AO incluem o levantamento das características operacionais dos principais métodos atuais de lavra a céu-aberto e suas tendências de evolução futura, para aplicação de conceitos e princípios de otimização de ativos aplicada gestão da operação de mina. O projeto inclui a especificação e desenvolvimento de uma ferramenta piloto para apoio à tomada de decisões operacionais, que será testada junto a 3 minas em operação, e será utilizada para formação de recursos humanos especializados em otimização de ativos na operação de mina. Trata-se de uma solução inovadora, pois busca a incorporação de novos métodos de lavra a céu-aberto nos processos e ferramentas de gestão de lavra, sem registros de pesquisas similares no setor mineral. Além disso, o projeto conta com a parceria e apoio financeiro da Devex Tecnologia e Sistemas S.A., uma empresa 100% nacional fornecedora de sistemas com GPS de alta precisão para a gestão de produção na mineração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, SANDRO; DE TOMI, GIORGIO; MARIN, TATIANE; ROCHA, MARCELO M. Simulation-based risk quantification: a reconciliation-based performance analysis. TRANSACTIONS OF THE INSTITUTIONS OF MINING AND METALLURGY SECTION A-MINING TECHNOLOGY, v. 126, n. 2, p. 96-103, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.