Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo epidemiológico molecular de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) isolados no Brasil e estudo da proteína reguladora de resposta GraR

Resumo

Linhagens multirresistentes e virulentas de MRSA tem se disseminado em hospitais do mundo todo e são poucas as alternativas de tratamento para infecções causadas por este patógeno. Neste estudo, cerca de 150 amostras isoladas de diferentes espécimes clínicos de pacientes infectados ou colonizados hospitalizados em diferentes regiões do Brasil serão analisadas. Estes resultados fornecerão dados importantes para os médicos e enfermeiros quanto à existência ou não de disseminação de alguma linhagem no hospital, o que poderia caracterizar um surto. Para tanto, realizaremos as tipagens moleculares através das técnicas de Gel de Eletroforese em Campo Pulsado (Pulsed Field Gel Electrophoresis, PFGE) e Tipagem por Sequenciamento de Multilocus (Multilocus sequence typing, MLST), além de tipar o elemento SCCmec presente nas principais linhagens encontradas. Avaliaremos a eficácia de vários antimicrobianos e a frequência de h-VISA e VISA dentre os MRSA isolados no Brasil. Além disso, verificaremos a prevalência de mutações em genes que estão envolvidos no mecanismo de VISA e a presença dos genes da Leucocidina Panton Valentine. Estudaremos também utilizando técnicas cristalográficas o regulador de resposta GraR da linhagem S. aureus N315 e o mutante GraR* da linhagem S. aureus Mu50, que tem sido descrito como responsável pela diminuição da sensibilidade à vancomicina e outras drogas. Este estudo permitirá conhecermos detalhes da proteína GraR que pode nos fornecer dados importantes para a descoberta do mecanismo de resistência em VISA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEBIELUCA DABUL, ANDREI NICOLI; AVACA-CRUSCA, JULIANA SPOSTO; VAN TYNE, DARIA; GILMORE, MICHAEL S.; BARATELLA CUNHA CAMARGO, ILANA LOPES. Resistance in In Vitro Selected Tigecycline-Resistant Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus Sequence Type 5 Is Driven by Mutations in mepR and mepA Genes. MICROBIAL DRUG RESISTANCE, v. 24, n. 5, p. 519-526, . (10/02619-0, 13/24952-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.