Busca avançada
Ano de início
Entree

Definição de parâmetros para a criação e certificação do cordeiro paulista

Processo: 09/53559-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Luiz Claudio Nogueira Mendes
Beneficiário:Luiz Claudio Nogueira Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Instituição parceira: Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO)
Bolsa(s) vinculada(s):12/00692-7 - Cordeiro paulista: certificação da produção e classificação de carcaças ovinas, BP.TT
11/11372-0 - Cordeiro paulista: certificação da produção e classificação de carcaças ovinas, BP.TT
11/11578-8 - Cordeiro Paulista: proposta de certificação da produção e tipificação de carcaças ovinas, BP.TT
Assunto(s):Ovinocultura  Ovinos  Cordeiros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carne | Difusao Tecnologia | Escrituracao Zootecnica | Ovinocultura

Resumo

O rebanho ovino brasileiro é formado por cerca de 14000000 de cabeças, sendo 3% destas no Estado de São Paulo, mas nos últimos 20 anos houve um aumento de 96% no rebanho paulista para 461.000 cabeças. Para atender uma demanda crescente do consumo de carne ovina, dentro do estado seriam necessários mais 6,5 milhões de matrizes ovinas. Dentro deste contexto o Estado de São Paulo necessita de uma maior profissionalização da cadeia produtiva, com maior interação entre as partes desta levando a melhora da qualidade da carne produzida no estado que permitisse certificação desta carne e premiando o produtor com um sobrepreço na venda desta carne. Com os objetivos de regularizar e padronizar a carne ovina produzida no Estado de São Paulo com foco na qualidade e quantidade, diferenciar a carne produzida no Estado para que esta conquiste mercado e permita capitalizar o produtor, permitir uma maior interação entre a ASPACO, seus núcleos de criadores e entidades de pesquisa (UNESP) para desenvolvimento da ovinocultura, foi elaborado o Projeto Cordeiro Paulista. A metodologia a ser utilizada prevê a implantação de escrituração zootécnica em propriedades ligadas a núcleos regionais de criadores da ASPACO, envolvidos no Plano Estratégico da ASPACO, a partir de modelo criado pelos pesquisadores da UNESP e técnicos da ASPACO. Durante a fase de implantação as propriedades serão visitadas pelo coordenador, técnicos da ASPACO e por bolsistas TT, para treinamento e conscientização da mão de obra na utilização de uma escrituração zootécnica correta, de um correto manejo sanitário, da utilização de boas práticas de manejo e normas de bem estar animal. No ano seguinte estes dados serão coletados pelos bolsistas, e os dados analisados pelas equipes UNESP - ASPACO. A partir destes dados serão estabelecidos sistemas de produção que viabilizem os objetivos do Cordeiro Paulista, também serão sugeridas estratégias de produção (como escalonamento, nichos, épocas de abate, etc.). Será então criado o padrão do Cordeiro Paulista e em evento de toda a cadeia produtiva, na Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos de Estado de São Paulo, será instituído o programa de certificação Cordeiro Paulista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO, H. A.; FERNANDES, A. R. M.; MENDES, L. C. N.; OLIVEIRA, M. A. G.; PROTES, V. M.; SCATENA, E. M.; ROCA, R. O.; ATHAYDE, N. B.; GIRAO, L. V. C.; ALVES, L. G. C.. Carcass traits and meat quality differences between a traditional and an intensive production model of market lambs in Brazil: Preliminary investigation. Small Ruminant Research, v. 130, p. 141-145, . (09/53559-0)