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Dos métodos gráficos a uma ciência da fuga como forma de análise do movimento no cinema

Processo: 10/20884-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Cristian da Silva Borges
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência da Fuga | cinematica | imagem cinematográfica | passagem | Imagens em movimento

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe um estudo aprofundado do movimento no cinema - sua função, seu sentido, sua frequência, suas recorrências e variações etc. -, a fim de que se possam identificar algumas modalidades desse movimento, em relação a certos parâmetros do que denomino Cinemática ou Ciência da Fuga. Para tal formulação, tomo inspiração em Paul Valéry e no cruzamento de suas propostas de Poiética (a "Ciência do Belo") e Estésica (a "Ciência das Sensações"). As cronofotografias de Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey, como parte de seus trabalhos com os "métodos gráficos" - formas de registro do movimento, cujos primeiros aparelhos remontam ao século XVIII - e, sobretudo, as pesquisas deste último com o movimento dos fluidos - e, em particular, sua máquina de fumaça (1899-1901) - servirão, assim, de ponto de partida para a utilização da Cinemática como meio de exploração e análise dos movimentos engendrados por um certo "cinema em fuga". Pretendo chegar, ao final desta etapa, a uma forma alternativa de abordagem do cinema - ou, pelo menos, de um certo tipo de filme -, a partir do desenvolvimento dessa Ciência da Fuga: descartando a narração de uma história como base de análise fílmica e de compreensão da criação cinematográfica, em favor de uma "narrativa outra", executada pelos próprios corpos e formas em movimento.Trata-se de um prolongamento e um aprofundamento em algumas das questões levantadas numa primeira etapa da pesquisa, iniciada em 2008, com bolsa de pós-doutorado da FAPESP e supervisão do professor Ismail Norberto Xavier, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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