Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas mesoscópicos na interface entre comportamento quântico e clássico

Processo: 10/16858-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Valery Shchesnovich
Beneficiário:Valery Shchesnovich
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Física teórica  Condensado de Bose-Einstein  Óptica quântica  Método de Monte Carlo 

Resumo

O projeto trata de sistemas mesoscópicos na interface entre o comportamento quântico e clássico, com foco nos sistemas de bosons com interação entre as partículas, especialmente quando o número de bosons é elevado. Nosso interesse principal são os efeitos quânticos em sistemas abertos e os métodos de controle sobre tais sistemas com uso de ferramentas macroscópicas. Aplicações imediatas são: os átomos resfriados e aprisionados em armadilhas e condensados de Bose-Einstein de gases diluídos, propagação de luz em meios estruturados, como fibras de múltiplas cores e cristais fotônicos, e em óptica quântica no geral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHCHESNOVICH, V. S.; MOGILEVTSEV, D. Generators of nonclassical states by a combination of linear coupling of boson modes, Kerr nonlinearity, and strong linear losses. Physical Review A, v. 84, n. 1 JUL 6 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.