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Trabalhador, trabalho e educação para o trabalho: representações em práticas de qualificação profissional no Brasil (1911-1945)

Processo: 10/20877-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Fabiana Augusta Alves Jardim
Beneficiário:Fabiana Augusta Alves Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do trabalho  Educação profissionalizante  Qualificação profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura do emprego | Cultura do trabalho | Educação Profissional | Governamentalidades latino-americanas | práticas estatais de qualificação profissional | Sociologia do Trabalho

Resumo

Este projeto se desdobra da pesquisa desenvolvida durante meu doutorado e se insere no âmbito de um projeto mais amplo, que envolve a investigação, ao longo da história brasileira, das representações sobre trabalhador, trabalho e educação para o trabalho nas práticas estatais próximas àquelas que hoje são realizadas no âmbito do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR), visando pensar sua relação com a produção da sujeição do trabalhador. O projeto tem por objetivo investigar - por meio de um trabalho com documentos - como se estruturaram os serviços de qualificação profissional que visavam atender não aos empregados (trabalhadores ligados ao universo formal e legal do trabalho, em especial a partir da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943), mas aos trabalhadores pobres, tendo como hipótese de que tais experiências, complementares aos esforços de regulação das relações de trabalho, conformaram um campo de possibilidades no qual certas subjetividades, operárias, trabalhadoras e cidadãs, foram produzidas. Compreender, então, como isso se deu nesse momento crucial da estruturação das políticas sociais brasileiras pode contribuir para alargar a compreensão que temos do momento presente, em especial no que se refere à reiteração da qualificação do trabalhador como desafio e obstáculo à realização de nossas promessas de crescimento econômico, desenvolvimento e modernização. (AU)

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