Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estratégias (químicas e biológicas) para contornar a toxicidade do hidrolisado hemicelulósico de palha de arroz em processos fermentativos

Processo: 10/52673-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ines Conceicao Roberto
Beneficiário:Ines Conceicao Roberto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação  Lignocelulose  Xilose  Etanol  Palhas  Arroz  Destoxificação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Destoxificacao | Etanol | Extracao De Acucares | Fermentacao | Palha De Arroz | Xilose

Resumo

Nos últimos anos, vários trabalhos têm sido realizados buscando viabilizar a produção de etanol a partir de materiais lignocelulósicos. Entretanto, segundo a literatura científica, várias etapas deste processo necessitam estar bem estabelecidas para aplicações em grande escala. Por exemplo, processos de pré-tratamento e hidrólise da matéria-prima para a liberação dos açúcares fermentescíveis têm sido largamente estudados, porém muitos destes processos em que se utilizam ácidos, bases, solventes orgânicos e elevadas temperaturas podem gerar produtos de degradação de açúcares como furanos, ácidos fracos, além de compostos fenólicos derivados da degradação da lignina. Estes compostos normalmente atuam como inibidores do metabolismo microbiano levando a baixos rendimentos e produtividade em etanol. Desta forma, o desenvolvimento de estratégias (químicas e/ou biológicas) visando à obtenção de melhores resultados nos processos fermentativos torna-se de fundamental importância. Dentro deste contexto, o principal objetivo deste projeto é alcançar avanços científicos e tecnológicos na área de aproveitamento de biomassas em processos biotécnológicos com ênfase na produção de etanol a partir de pentoses empregando os hidrolisados de palha de arroz. Para atingir os objetivos deste projeto, está sendo proposto o desenvolvimento de estratégias de adaptação celular e de destoxificação dos hidrolisados, com vistas a melhorar o processo fermentativo da levedura Pichia stipitis a partir de xilose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES SILVA, JOAO PAULO; CARNEIRO, LIVIA MELO; ROBERTO, INES CONCEICAO. Assessment of advanced oxidative processes based on heterogeneous catalysis as a detoxification method of rice straw hemicellulose hydrolysate and their effect on ethanol production by Pichia stipitis. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY, v. 4, n. 3, p. 12-pg., . (10/52673-0)