Busca avançada
Ano de início
Entree

Criação do modelo animado tridimensional do pulmão pelo registro da superfície diafragmática a partir de sequências coronais e sagitais temporais de RM

Processo: 10/19685-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Marcos de Sales Guerra Tsuzuki
Beneficiário:Marcos de Sales Guerra Tsuzuki
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pulmão  Imagem tridimensional  Ressonância magnética 

Resumo

Devido à impossibilidade de se ver os movimentos reais do pulmão, a sua visualização em movimento é um tópico atual de pesquisa da medicina. A modelagem do movimento do pulmão é um tema de grande importância em diversas aplicações clínicas. Por exemplo, nos tratamentos de câncer do pulmão e do fígado, o movimento pulmonar é utilizado para realizar o planejamento da radioterapia. Este projeto está sendo realizado em parceria com a equipe do Prof. Dr. Toshiyuki Gotoh, Yokohama National University, Japão. Em pesquisas anteriores foi desenvolvido um algoritmo para realizar o registro temporal entre sequências temporais coronais e sagitais. O algoritmo determina padrões respiratórios em imagens espaço-temporais que sejam síncronos a uma função respiratória padrão. O padrão respiratório associado à superfície diafragmática é selecionado manualmente, e é utilizado para realizar o registro temporal. Neste projeto de pesquisa serão continuadas as atividades já realizadas, com o objetivo de criar um modelo animado tridimensional do pulmão a partir das sequências de imagens coronais e sagitais. Foi assumido que o pulmão se movimenta sincronamente, como uma bexiga, e esta restrição será removida neste projeto. O padrão respiratório determinado será entrada para um algoritmo baseado em contornos ativos. O processo de seleção manual do padrão respiratório associado à superfície diafragmática será transformado em um processo automático, em uma idéia inicial, a transformada de Hough modificada será aplicada apenas em uma região próxima ao contorno pulmonar. Será verificada a consistência dos algoritmos de registro pela manipulação de diversas sequências coronais e sagitais simultaneamente. Em uma primeira fase, o movimento tridimensional da superfície diafragmática será determinado e visualizado. Para a criação do modelo tridimensional, resta realizar a segmentação dos pulmões, atividade que não é simples especificamente em imagens de RM. Serão estudados diversos algoritmos, incluindo algoritmos semi-automáticos. Possuindo os contornos segmentados, será possuir realizar o casamento de silhuetas e a criação de um modelo sólido tridimensional. A visualização do movimento tridimensional pulmonar, particularmente de pacientes em tratamento, auxiliará no entendimento da eficácia dos tratamentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LWAO, YUMA; GOTOH, TOSHIYUKI; KAGEI, SEIICHIRO; IWASAWA, TAE; GUERRA TSUZUKI, MARCOS DE SALES. Integrated lung field segmentation of injured region with anatomical structure analysis by failure-recovery algorithm from chest CT images. Biomedical Signal Processing and Control, v. 12, n. SI, p. 28-38, JUL 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.