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Representações de infância e juventude na cultura escolar

Processo: 04/12335-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adair Mendes Nacarato
Beneficiário:Adair Mendes Nacarato
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura escolar  Formação de professores  Infância  Adolescência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Escolar | Formacao De Professor | Infancia | Juventude | Representacao

Resumo

Partindo dos pressupostos da escola como locus privilegiado para a formação continuada e da necessidade de desvelamento dos processos simbólicos presentes no cotidiano escolar para a compreensão, reflexão e intervenção na prática docente, a presente pesquisa busca investigaras representações de infância e juventude presentes entre os professores e como tais representações se expressam e constituem a cultura escolar. Tem como objetivo o desvelamento dessas representações e a análise de como elas-interferem e/ou determinam o processo de seleção de conteúdos, a escolha de métodos e o próprio envolvimento dos professores e alunos com o trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza co-generativa e caracterizada como estudo de caso. Será realizada numa escola da rede municipal de Itatiba/SP, situada num bairro periférico da cidade, marcado pela violência cotidiana. A equipe do projeto se constitui por 5 docentes, pesquisadores da universidade e 23 membros da comunidade escolar. (AU)

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