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Escola singular: ações plurais

Processo: 03/13809-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares  Relações interpessoais  Ensino e aprendizagem  Desenvolvimento profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Profissional | Dilemas | Interdisciplinaridade | Processo Ensino-Aprendizagem | Reflexividade | Relacoes Interpessoais

Resumo

A partir de um trabalho compartilhado entre a universidade e a escola públicas, desde o início deste ano, buscou-se discutir com o corpo docente estratégias de ação para a superação de problemas relacionados a comportamentos indisciplinados dos alunos. Após discussões teóricas e práticas, decidiu-se por uma transformação do projeto pedagógico da escola, passando por alterações nas relações interpessoais, no processo ensino-aprendizagem propriamente dito e ainda na estruturação curricular da escola. Assim, tendo como ponto de partida os dilemas cotidianos, a reflexividade docente e o trabalho interdisciplinar na escola, o presente projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional docente na busca coletiva de superação de dilemas cotidianos a partir da reflexividade, bem como na construção compartilhada do projeto pedagógico da escola voltado para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para tanto foram definidos três eixos de trabalho a serem desenvolvidos até dezembro de 2005, sendo que o primeiro e o segundo já foram iniciados. De modo mais detalhado os eixos organizam-se em: 1. Etapa de caracterização dos dilemas, problemas e temáticas provenientes da comunidade escolar (iniciada neste ano, por meio de reuniões semanais, audiogravadas, com a equipe da escola, sendo uma etapa fundamental na elaboração deste projeto de pesquisa) e entrevistas com a comunidade escolar acerca das imagens e crenças que têm em relação à escola; 2. Realização de inúmeras reuniões entre pesquisadores da universidade, da escola e assessores da Secretaria Municipal de Educação para definição de pressupostos de elaboração do projeto político pedagógico escolar; 3. Discussão e execução das estratégias de ação previstas no ambiente escolar a partir do próximo ano letivo, sendo seus principais aspectos: - Realização de reuniões semanais de estudo e discussão e de seminários mensais, visando a promoção do desenvolvimento da reflexividade dos membros da comunidade escolar e da universidade; - Inserção de estagiários de cursos de formação de professores (pedagogia e licenciaturas) provenientes da universidade; - Reorganização do trabalho da escola por trimestre com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo a escola toda em torno de temáticas únicas; - Implantação de assembléias de lasse como fórum de debates; - Implantação dos Projetos Recreio (merenda escolar oferecida em esquema de auto-servimento) e Rádio "Espaço-Aberto" e ainda, a organização do Grêmio Estudantil; - Realização de outras entrevistas com a comunidade escolar, no final, do ano letivo de 2005. Com base nestas considerações, acredita-se que com a viabilização deste projeto será possível trilhar caminhos na construção de uma nova escola, redimensionando sua função social não só enquanto instituição transmissora de conhecimento e formadora de valores, mas também como centro que produz sua própria cultura, seus próprios saberes de forma coletiva e reflexiva. (AU)

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