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Aquisição de um sistema de fluorescência induzida por laser para aplicação em estudos de combustão

Processo: 04/09130-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Maria Esther Sbampato
Beneficiário:Maria Esther Sbampato
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Combustão  Radicais livres  Turbulência  Laser  Fluorescência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustao | Imageamento | Radicais Livres | Temepratura | Turbulencia
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O objetivo do projeto é a aplicação da fluorescência induzida por lasers planar ao estudo da combustão do etanol. A fluorescência induzida por lasers (UF) é uma técnica não intrusiva largamente aplicada no estudo da combustão. Recentemente, a técnica evoluiu para a denominada fluorescência induzida por lasers planar (PUF) em que a excitação pelo laser se realiza através de um feixe do laser em forma de uma lâmina (plano) que atravessa a região a ser estudada A fluorescência induzida é capturada por meio de uma câmara ~e através da imagem obtida pode ser determinada a concentração da espécie química excitada pelo laser. O estudo a ser realizado é a continuação de trabalho que vem sendo desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados (lEAv) do CTA sobre a aplicação de UF no estudo da combustão do etanol. Neste trabalho serão medidos perfis de temperatura e concentrações de radicais como o OH e NO sob diversas condições de queima, de modo a determinar o mecanismo da reação de combustão, comparando-se os valores obtidos com simulações fornecidas por programas do tipo CHEMKIN. O conhecimento do mecanismo da reação fornece dados para a otimização do processo de combustão bem como alternativas para a diminuição de poluentes. Os trabalhos serão realizados utilizando-se um queimador construído nos laboratórios do IEAv. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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