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Representações sociais de violência em escolas públicas

Processo: 01/05932-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sergio Kodato
Beneficiário:Sergio Kodato
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania  Violência escolar  Violência (criminologia)  Escola pública  Produção de conhecimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Escolas Publicas | Grupos Operativos | Producao De Conhecimento | Representacoes Sociais | Violencia Institucional

Resumo

Esta pesquisa visa investigar as representações sociais de violência, que constituem-se enquanto indicações simbólicas determinantes das condutas, sejam de instigação ou de controle da agressividade em escolas públicas. A investigação estará referenciada no método de análise das representações sociais, proposto por Moscovici, que implica em análise das práticas discursivas dos sujeitos envolvidos. Enquanto procedimento, será realizada uma observação etnográfica em sala de aula e na escola; serão aplicados questionários relativos ao tema violência e condições de ensino em uma amostra de 20% do total da escola; e serão realizadas entrevistas individuais em profundidade, com professores e alunos. Serão desenvolvidos grupos operativos com professores e alunos visando melhorar o processo de produção de conhecimento e cidadania. (AU)

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