Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciência através da arte

Processo: 05/59117-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Adriano Antonio Natale
Beneficiário:Adriano Antonio Natale
Instituição Sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino público  Ciência  Artes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencia E Arte | Ensino Publico | Observacao E Descricao

Resumo

O objetivo do presente projeto é desenvolver e testar um instrumento para avaliar a capacidade de observação de alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Nessa faixa etária, os alunos ainda não têm um domínio da linguagem suficiente para expressar com precisão as suas observações. Nesta pesquisa os alunos expressarão as observações por meio de desenhos e pinturas e estes serão avaliados. Para isso é necessário que os desenhos e as pinturas sejam avaliados usando critérios objetivos que permitam uma quantificação. Por meio da análise de um número significativo de amostras, serão estabelecidos os critérios para a avaliação dos trabalhos dos alunos. Participarão da pesquisa um grupo de professores selecionados do ensino fundamental e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá. Esta pesquisa será desenvolvida em parceria com o curso Ciência Arte e Vida, apoiado pela BASF, que capacitará professores da Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental, coordenado pela Professora Reiko Isuyama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)