Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação física no ensino médio: uma proposta transversal em corporeidade a meio ambiente

Processo: 05/53836-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Wagner Wey Moreira
Beneficiário:Wagner Wey Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio  Educação física  Escolas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corporeidade | Ensino Medio | Escola | Meio Ambiente | Temas Transversais

Resumo

Teorias contemporâneas, como a da complexidade, da visão sistêmica, a ecológica, a motricidade humana, que advogam uma ciência e uma educação que busquem entender pesquisa e aprendizagem superando a visão dicotômica e disciplinar do paradigma cartesiano-newtoniano tradicional. Também atuais a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais, sinalizam para o ensino onde possam ser utilizados conceitos e estratégias transversais. Assim, o projeto pretende, via conteúdo curricular Educação Física no Ensino Médio, verificar qual a situação do conhecimento e qual a possibilidade de um trabalho transversal com os fenômenos corporeidade e meio ambiente. Para seu desenvolvimento seguiremos: levantamento bibliográfico sobre os temas; análise documental de possível proposta sobre os assuntos; pesquisa de campo junto a professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio da cidade de Piracicaba/SP e construção de meios para uma proposta pedagógica para transversalidade entre corporeidade e meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)