Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de sistema de controle eletrônico, sistema hidráulico e softwares para equipamento universal de ensaios mecânicos

Processo: 09/54138-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Sergio Tonini Button
Beneficiário:Sergio Tonini Button
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ligas metálicas  Materiais não metálicos  Ensaios mecânicos  Propriedades mecânicas 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_eng_41.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Um equipamento universal para ensaios mecânicos é essencial para a determinação das diversas propriedades mecânicas dos materiais de engenharia, pois permite que se avalie as características desses materiais sob diversas condições de solicitação (por tração, por compressão, por flexão), obtendo-se resultados relacionados com propriedades como a resistência mecânica, a dutilidade, a tenacidade à fratura, e a resistência à fadiga, O equipamento de ensaios mecânicos atualmente disponível na FEM tem atendido um grande número de pesquisadores, auxiliando-os na avaliação dos produtos 1 materiais que desenvolvem em seus projetos de pesquisa. Esse equipamento, modelo MTS 810, com capacidade para ensaios até 100 kN para ensaios realizados à temperatura ambiente e até 20 kN para ensaios realizados a temperaturas 1levadas, está em operação há mais de 20 anos, sendo que a onze anos foi feita a primeira atualização do sistema 11etrônico de controle, o que facilitou significativamente sua operação e aquisição de dados. Atualmente, esse equipamento apresenta diversos problemas de manutenção do sistema hidráulico, devido ao já elevado tempo de uso, porém a estrutura do pórtico está preservada e pode ser mantida com garantia de qualidade dos ensaios. Deste modo, elaborou-se este projeto para a aquisição de um novo sistema hidráulico, para a atualização do sistema eletrônico de controle e para a instalação de softwares para a realização de ensaios específicos. Com essa atualização proposta, será possível a contínua utilização desse equipamento e o importante apoio às diversas pesquisas realizadas pelos pesquisadores desta Faculdade, de outros institutos da Unicamp e também de outras instituições nacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REBEYKA, CLAUDIMIR J.; BUTTON, SERGIO T.; LAJARIN, SERGIO F.; MARCONDES, PAULO V. P. Mechanical behavior of HSLA350/440 and DP350/600 steels at different temperatures and strain rates. MATERIALS RESEARCH EXPRESS, v. 5, n. 6 JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.