Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes doses de PTH sintético (1-34) sobre a reparação de enxertos ósseos autógenos: estudo em ratos

Processo: 10/19814-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:João Batista César Neto
Beneficiário:João Batista César Neto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luciana Saraiva ; Luiz Antonio Pugliesi Alves de Lima ; Marinella Holzhausen Caldeira
Assunto(s):Enxerto ósseo  Transplante autólogo  Implantes dentários de titânio  Reparo ósseo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:enxertos ósseos | Implantes de Titânio | Pth | Reparo ósseo | periodontia

Resumo

O objetivo do presente estudo será investigar o efeito do hormônio sintético paratireoideano (PTH 1-34) na reparação de enxertos ósseos autógenos fixados próximo ao ângulo da mandíbula de ratos. Adicionalmente, será avaliado se doses mais baixas que as estudadas previamente (em outros modelos experimentais) ainda apresentam um efeito osteoanabólico, favorecendo a integração do enxerto ao leito. Para isto será realizado um estudo paralelo, cego onde serão utilizados 45 ratos Wistar machos adultos. Sob anestesia geral, uma trefina de diâmetro interno de 3,5 mm será utilizada para a remoção do enxerto ósseo em bloco da calvária do animal. O enxerto será fixado próximo ao ângulo da mandíbula do rato, na cortical vestibular, através de um implante de titânio (1,4 mm de diâmetro e 2,5 mm de comprimento). Após o procedimento cirúrgico, os animais serão sorteados para receber um dos seguintes tratamentos: grupo 1: injeções do veículo necessário para a dissolução do hormônio (n=15); grupo 2: injeções subcutâneas de 40 µg/kg de PTH sintético (1-34) três vezes por semana (n=15) e grupo 3: injeções subcutâneas de 2 µg/kg de PTH sintético (1-34) três vezes por semana (n=15). Trinta dias após a cirurgia os animais serão sacrificados, as peças contendo o enxerto, o implante e o osso circundante serão removidas e processadas histologicamente para cortes não descalcificados. Os seguintes parâmetros histométricos serão avaliados na região adjacente ao implante: espessura do enxerto, preenchimento do gap entre leito e enxerto e espessura do conjunto leito+gap+enxerto. Em relação ao implante, os seguintes parâmetros serão avaliados separadamente no osso do leito, do gap e do enxerto: preenchimento ósseo dentro dos limites das roscas de cada implante e extensão de tecido ósseo em contato direto com a superfície do implante. Médias representativas de cada parâmetro serão obtidas para cada grupo e, dependendo do tipo de parâmetro histométrico e do resultado do teste de normalidade, será escolhido o teste estatístico para comparar os resultados do experimento (nível de significância 5%). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, RODRIGO A. B.; FERREIRA, MARCELO S.; MAFRA, CARLOS EDUARDO S.; HOLZHAUSEN, MARINELLA; PUGLIESI ALVES DE LIMA, LUIZ ANTONIO; PANNUTI, CLAUDIO MENDES; CESAR NETO, JOAO BATISTA. Synthetic Parathyroid Hormone May Augment Bone Volume in Autogenous Grafts: A Study in Rats. Journal of Periodontology, v. 87, n. 1, p. 66-73, . (10/19814-0)