Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma nova abordagem no ensino do cálculo usando recursos de informática

Processo: 00/11944-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Pró-Ciências
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Bená
Beneficiário:Maria Aparecida Bená
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino  Informática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Derivada | Ensino | Funcoes | Informatica | Integral

Resumo

Este projeto tem como objetivo enriquecer as formas de abordagem de partes do conteúdo de Matemática ministrado no ensino médio, mais especificamente os tópicos de funções e suas aplicações. Para isso usaremos a noção de limite e derivada enfatizando seus aspectos gráficos. Introduziremos de maneira natural a noção de integral definida através da área sob o gráfico de uma curva. Entendemos que esses conceitos podem ser assimilados mais facilmente com o desenvolvimento de modelos concretos, ou seja, modelos que demonstrem situações ou fenômenos reais em áreas como Biologia, Economia, Física e Química. Utilizaremos recursos computacionais, programas de ensino de Matemática, pacotes de visualização gráfica e vídeos enfocando a Matemática no cotidiano. Também abordaremos recursos de montagem de aulas brando esses e outros softwares semelhantes, como o pacote Office. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)