Busca avançada
Ano de início
Entree

Laboratório de análise térmica de materiais cerâmicos metálicos e compósitos

Resumo

A infraestrutura de laboratórios utilizada pelos pesquisadores da Coordenadoria de Engenharia e Ciência de Materiais do IPEN não permite a análise térmica dos vários tipos de materiais sub estudo (cerâmicos, metálicos e compósitos). O processamento da maior parte desses materiais envolve pelo menos uma etapa de tratamento térmico, seja ele de secagem de produtos de partida, de calcinação de pós, de eliminação de resíduos orgânicos, de pré-sinterização, de sinterização, de reações de formação de compostos, etc. Uma série enorme de informações é perdida durante esses tratamentos térmicos, seja na forma de perda ou ganho de massa, seja na forma de reações exotérmicas. Em vários processos, tanto na preparação de corpos de prova quanto a análise de suas propriedades, essas informações são extremamente úteis para a avaliação do processo de preparação de materiais, da microestrutura final do material, para a análise de suas respostas funcionais (ótica, elétrica, magnética, etc.), bem como para a otimização do parâmetro em várias etapas do processamento de materiais. Esse projeto prevê a aquisição e instalação de um conjunto de equipamentos para análise térmica de materiais, bem como o treinamento de pessoal, atendendo os pesquisadores da Coordenadoria de Engenharia e Ciência dos Materiais do IPEN que desenvolvam trabalhos de P&D com materiais cerâmicos, metálicos e compósitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUCCILLO, R.; CARMO, J. R. Electrical conductivity of Ca1-xSrxTi0.65Fe0.35O3-delta, x=0, 0.5 and 1, polycrystalline compounds in the 300-500 K range. Materials Research Bulletin, v. 47, n. 5, p. 1204-1211, MAY 2012. Citações Web of Science: 3.
E. N. S. MUCCILLO; R. C. BUISSA NETO; S. K. TADOKORO; R. MUCCILLO. Preparação, sinterização e espectroscopia de impedância da zircônia parcialmente estabilizada com cálcia. Cerâmica, v. 52, n. 323, p. 207-214, Set. 2006.
ROCHA‚ RA; MUCCILLO‚ ENS. Physical and chemical properties of nanosized powders of gadolinia-doped ceria prepared by the cation complexation technique. Materials Research Bulletin, v. 38, n. 15, p. 1979-1986, 2003.
MUCCILLO‚ R.; BUISSA NETTO‚ RC; MUCCILLO‚ ENS. Synthesis and characterization of calcia fully stabilized zirconia solid electrolytes. Materials Letters, v. 49, n. 3, p. 197-201, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.