Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de biossensores, feitos com a sonda do microscópio de força atômica aplicado à área biológica (bioscope), para mapear canais de íons na superfície de células

Resumo

A importância deste projeto está no estudo da confecção de biossensores usando a sonda do microscópio de força atômica (MFA). Esta técnica é muito nova e possibilitará, além da geração de imagens das células pelo MFA, a localização de canais (como o de transporte de íons Ca++), na parede celular de três cepas industriais de Saccharomyces cerevisiae. A medida da força (em nanoNewtons ou picoNewtons) intermolecular de interação de drogas bloqueadoras de cálcio, possibilitará uma compreensão do modo de interação destes fármacos com os seus sítios receptores. Isto abrirá caminho para que a mesma medida seja feita em células animais e humanas (in vitro) e posteriormente um desenho mais racional de drogas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA PEREIRA‚ R.; DA SILVA‚ M.I.N.; COTTA‚ M.A. Adhesion forces measured between a calcium blocker drug and its receptor in living cells using atomic force microscope. FEBS Letters, v. 552, n. 2, p. 155-159, 2003.
PEREIRA‚ R.S. Atomic force microscopy as a novel pharmacological tool1. Biochemical Pharmacology, v. 62, n. 8, p. 975-983, 2001.
DE SOUZA PEREIRA‚ R. Detection of the absorption of glucose molecules by living cells using atomic force microscopy. FEBS Letters, v. 475, n. 1, p. 43-46, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.