Busca avançada
Ano de início
Entree

Feira livre: organização, trabalho e sociabilidade

Processo: 10/51438-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Leny Sato
Beneficiário:Leny Sato
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia organizacional  Psicologia social  Trabalho informal  Organização do trabalho  Sociabilidade  Feiras-livres  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Feira Livre | Organizacao Do Trabalho | Psicologia Do Trabalho | Psicologia Social | Sociabilidade | Trabalho

Resumo

Essa pesquisa descreve os processos cotidianos que organizam o trabalho na feira livre. O estudo empírico valeu-se de dados secundários e da convivência prolongada em uma feira livre do bairro da Vila Mariana (São Paulo - SP) quando se utilizou a fotografia. Em São Paulo, atualmente contabilizam-se mais de cem feiras livres por dia e estima-se que gere renda para mais de quarenta mil pessoas. Sua oficialização remonta ao início do século XX. A feira livre é um espaço multidimensional (trabalho, lazer e cultura) onde beleza, comicidade e brincadeira também são trabalho. Sua organização configura-se como rede de relações e de significados sustentada na cooperação e na competição, na construção de regras tácitas e em micro-acordos; faz-se de arranjos, combinações e permutações. Vínculo de trabalho mistura-se com o de vizinhança, o familiar e o de amizade. As relações de trabalho envolvem precária proteção social. A organização em rede de relações propicia adaptações contínuas nas formas de se realizar o trabalho e a ágil disseminação de informações. O fato de o trabalho ser itinerante singulariza a organização em rede na feira e requer que o feirante se situe em diferentes contextos (econômico, social, cultural e organizativo) a cada dia. Para organizar o trabalho, o feirante deve considerar dois âmbitos organizativos diferentes: o da feira e o da unidade produtiva (a banca ou o trabalho como ambulante). Feirantes, ambulantes, ajudantes, vendedores de lanche e cata dores de material reciclável trabalham na feira livre, que é receptiva a novas formas de trabalho e gerar renda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)