Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação libertária no Brasil: inventário de fontes arquivo João Penteado

Processo: 10/52413-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Fontes históricas  História social  Arquivos  Acervo  Inventário  Documentos  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivos Escolares | Educacao E Trabalho | Educacao Libertaria | Historia Da Educacao | Inventario De Fontes

Resumo

A publicação "Educação Libertária no Brasil: inventário de fontes do arquivo João Penteado (1912-1961)" é fruto do esforço coletivo dos professores e alunos que integram o Grupo de Pesquisa João Penteado, do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP. Apresenta pesquisa histórica e arquivística desenvolvida a partir da organização das fontes documentais geradas nas instituições educacionais dirigidas pelo educador anarquista João Penteado no período entre 1912 e 1961, entre elas a Escola Anarquista n.1, do Belenzinho, e dos textos escritos e acumulados pelo professor, pertencentes a seu arquivo pessoal. Com essa perspectiva, propõe divulgar o inventário das fontes que compõem o acervo João Penteado recuperadas por meio do empenho considerável do grupo e, em grande parte inéditos. Complementarmente, propondo-se a constituir uma espécie de roteiro de leitura para o inventário, são apresentados os artigos elaborados por grupos de alunos e professores, indicando itinerários de pesquisa ou sugerindo temas a serem investigados, tanto no âmbito da sociologia da educação e da história da educação libertária, como no da história social. Pretende-se possibilitar uma perspectiva integradora das leituras que, sob diferentes ângulos convergem para um objeto e objetivo comuns: contribuir para o avanço do conhecimento a respeito das práticas pedagógicas libertárias e de sua importância para a educação e o projeto social dos trabalhadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)