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Mixórdia no picadeiro: circo-teatro em São Paulo (1930-1970)

Processo: 11/50485-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Walter de Sousa Junior
Beneficiário:Walter de Sousa Junior
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Multiculturalismo  Movimento cultural  Circo-teatro  Teatro popular  Hibridismo  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circo-Teatro | Circularidade Cultural | Erudito | Hibridismo Cultural | Popular

Resumo

O trabalho é resultado de pesquisa de doutoramento apresentado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desenvolvida a partir do arquivo de processos de censura prévia ao teatro no Estado de São Paulo, constituído entre os anos de 1930 e 1970, hoje denominado Arquivo Miroel Silveira (AMS), trata da evolução da dramaturgia do circo-teatro, que se dá a partir do hibridismo cultural que envolve negociações simbólicas entre a cultura popular, a cultura erudita e a cultura de massa. Assim, tratou-se de analisar tais interseções a partir da dramaturgia de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin (apropriação pelo grupo modernista); Waldemar Seyssel, o palhaço Arrelia (apropriação da dramaturgia circense pela televisão); e a companhia de circo-teatro Os Maracanãs (uso dos meios de comunicação para afirmação do circo-teatro com temática caipira). A pesquisa analisa as transformações vividas pela metrópole, tanto no âmbito social como no cultural, as relações de força entre a expressão teatral popular (circos, amadores, teatro de revista e filodramáticos) e erudita (iniciativas patrocinadas pela elite industrial), bem como o esforço do circo-teatro em abrigar influências e criar espetáculos cômicos e melodramáticos que agradassem o público e garantisse a sustentação financeira de um espetáculo cada vez mais híbrido. (AU)

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