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Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro

Processo: 11/50672-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues
Beneficiário:Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Política linguística  Acesso à educação  Ensino de língua estrangeira  Língua espanhola  Memória  Projeto de lei  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquivo | Legislacao Educacional | Lingua Espanhola | Linguas Estrangeiras Modernas | Memoria Discursiva | Politica Linguistica

Resumo

Este livro, fruto de pesquisa em nível de doutorado, analisa a memória discursiva sobre o ensino de línguas estrangeiras em contexto escolar no arquivo jurídico e legislativo brasileiro, com ênfase na língua espanhola. Das duas partes que o compõem, a primeira compreende a análise de documentos do arquivo jurídico brasileiro, produzidos entre 1757 e 1996, sobre a questão do ensino de línguas; tais documentos entram em relação com a Lei n°. 11.161/2005, que prevê a oferta obrigatória do espanhol nas escolas de ensino médio a partir de 2010, também objeto de análise dessa parte I. Já a segunda parte mobiliza documentos do arquivo legislativo por meio da análise das proposições e justificações de quatro Projetos de Lei (PL's) de 1958, 1987, 1993 e 2000 apresentados ao Congresso Nacional com o objetivo de incluir o espanhol como disciplina obrigatória no sistema educacional brasileiro; em tal análise, detectam-se aspectos das condições de produção desses PL's mediante a observação dos processos de determinação dos territórios objetos da integração que neles se enunciam e da projeção da imagem de isolamento do território nacional no contexto sul-americano. (AU)

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