Busca avançada
Ano de início
Entree

Ii seminário em inovações curriculares: experiências na unicamp

Processo: 09/14142-6
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 30 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 01 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Knobel
Beneficiário:Marcelo Knobel
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo  Inovação  Universidades  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação Superior | Inovação | inovação curricular | Universidade | Educação Superior

Resumo

O evento tem como objetivo reunir num mesmo espaço as inovações curriculares feita, isoladamente, em diversas áreas da Unicamp. Esta união de idéias possibilita o aprofundamento do conhecimento e sistematização das inovações da Unicamp. Além disso, uma das contribuições do evento é a reflexão sobre o desenvolvimento profissional do docente de nível superior. A participação de todos os docentes da Unicamp é fundamental não apenas para a integração das várias unidades, mas também para divulgação seus projetos. Em complemento a sessão de pôsteres, a programação conta com a participação de profissionais do Brasil e do Exterior, convidados a falar sobre suas experiências na área. No dia 30, a professora Diana Herdenson fala sobre sua gestão no fundo de investimento do MIT dedicado a inovações curriculares. "É um programa financeiro ao qual o docente submete propostas de inovação, que, se aprovadas, recebem incentivo para implantação". No período da tarde haverá uma mesa-redonda coma participação dos professores Marcos Masetto, da PUC-SP e Universidade Mackenzie e Elisa Lucarelli, da Universidade de Buenos Aires, com o foco no ensino como objeto de pesquisa. No dia 1º, o professor Pedro Rosário, da Universidade do Minho de Portugal, mostra a importância da aprendizagem nos projetos de inovação. Ainda no dia 1º, no encerramento do evento, o professor Luiz Davidovich, diretor da Academia Brasileira de Ciências, mostra que a inovação deve pensar a educação como um projeto de nação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)