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1º Seminário Brasileiro de Ciência Tecnologia e Sociedade

Processo: 10/18915-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 14 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 16 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Thales Haddad Novaes de Andrade
Beneficiário:Thales Haddad Novaes de Andrade
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia  Inovação  Sociedade  Ciência  Sociologia da ciência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciência | Cts | Inovação | sociedade | tecnologia | Sociologia da Ciência

Resumo

Este projeto tem por objetivo a realização do I Seminário Brasileiro de Estudos CTS, que deverá ocorrer entre os dias 13 e 15 de abril de 2011 no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (SP).É claramente perceptível o acelerado crescimento da área de estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil e América Latina. Desde os anos 90 observa-se a movimentação de diversas áreas de conhecimento em torno das Jornadas Latino Americanas dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE), que por sua vez de certa maneira segue o rumo desenvolvido pela Society for Social Studies of Science (4S) no contexto europeu.Existem no Brasil atualmente Programas de Pós-Graduação na área CTS em diferentes universidades. Um dos grupos pioneiros foi o Programa de Política Científica e Tecnológica do DPCT, Unicamp, criado nos anos 80 a partir da liderança do Prof. Amílcar Herrera. Foi criado em 1995 o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que agrega pesquisas também na área CTS. Está sendo criado também o Mestrado Multidisciplinar em Ciências Exatas, Tecnologia e Inovação na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (São José dos Campos). Em 2007 a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aglutinou pesquisadores das áreas de exatas e humanas e criou o PPGCTS, uma iniciativa relevante para a construção de um diálogo interdisciplinar. O caso da UFSCar a nosso ver é emblemático, dado que ela se notabilizou nas últimas décadas por dispor de importantes departamentos da área de engenharia em escala nacional, e nos últimos anos incorporou também demandas da área CTS, enfocando aspectos sociais em suas práticas tecnológicas. Isto foi possível por meio da reunião de pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento que tomaram a C&T como objeto de estudo a partir de diferentes olhares. (AU)

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