Televisão Digital Interativa: Interface Multimodal Nucleada pelos Anéis Interativo...
TV Digital e Hipermídia: Uma Nova Linguagem, Uma Nova Comunidade
A televisão universitária UNESP e a construção do conhecimento científico: ações e...
Processo: | 03/02345-3 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2003 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2006 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Rodrigo Cascão Araújo |
Beneficiário: | Rodrigo Cascão Araújo |
Empresa: | Amaury José Alves Aranha - ME |
Município: | Campinas |
Bolsa(s) vinculada(s): | 05/56394-0 - T-learning - aprendizado baseado em tv digital interativa.,
BP.TT 03/05960-0 - T-learning: aprendizado baseado em TV digital interativa, BP.PIPE 03/05961-7 - T-learning: aprendizado baseado em TV digital interativa, BP.TT 03/05962-3 - T-learning: aprendizado baseado em TV digital interativa, BP.TT |
Assunto(s): | Televisão interativa |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Alfabetizacao Digital | Auto Aprendizagem | Ensino Colaborativo | Inovacao Educacional | T Learning | Tv Digital |
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo abordar o estado da arte em T-learning, visando ao desenvolvimento de programas de aprendizado colaborativo e treinamento, utilizando a tecnologia de transmissão digital para televisão. Na fase 1 do projeto, os estudos realizados se aprofundaram em temas ligados às tecnologias envolvidas na transmissão e produção de programas para a TV digital. Em paralelo, fez-se uma análise detalhada sobre a forma de adequação da metodologia pedagógica dos treinamentos já desenvolvidos para o ensino on-line para um modelo baseado em transmissão e interatividade via TV digital. Ainda na primeira fase do projeto foram desenvolvidos alguns protótipos de programas educacionais, visando aprimorar as tecnologias existentes. Simultaneamente foram procuradas instituições de ensino públicas e particulares interessadas em participar como parceiras no desenvolvimento e como usuárias dos programas educacionais a serem criados. Na fase 2 do projeto pretende-se elaborar um modelo de negócios envolvendo o fornecimento de componentes de software, produtos audiovisuais, serviços interativos e objetos de aprendizado para TV digital. O desenvolvimento deste modelo deverá envolver a pesquisa e a geração de produtos tecnológicos inovadores e a busca de parceiros e clientes para ampliar a aplicação dos resultados do projeto. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |