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Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes

Processo: 11/11776-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00733-8 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes., BP.TT
12/03763-2 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes, BP.TT
12/03806-3 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes, BP.TT
11/18633-4 - Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes, BP.TT
Assunto(s):Comportamento social  Habilidades sociais  Parentes  Pré-escolar  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Funcional | desenvolvimento | habilidades sociais | habilidades sociais educativas parentais | prevenção | Problemas de comportamento | problemas de comportamento

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar o repertório de mães e das crianças de diferentes idades, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. O campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais e o referencial da Análise do Comportamento podem fundamentar tais estudos. Objetiva-se, neste estudo, estudar práticas parentais (positivas e negativas), comportamentos dos filhos (habilidades sociais e problemas de comportamento) e variáveis contextuais, considerando o diagnóstico ou não de problemas de comportamento em um ou dois ambientes (família e escola) e o sexo da criança. Serão participantes em torno de 200 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental e as professoras das crianças, a partir de três instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist" (CBCL); Teachers Report Form (TRF). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA; SONIA REGINA LOUREIRO. O Papel das Habilidades Sociais na Ansiedade Social em Estudantes Universitários. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 223-232, . (11/11776-4)