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O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino

Processo: 11/51243-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Neide Luzia de Rezende
Beneficiário:Neide Luzia de Rezende
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Ensino de língua portuguesa  Prática de ensino  Formação de professores  Literatura  Leitura  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Literatura | Estudo De Literatura | Formacao De Professores | Leitura | Pratica De Ensino

Resumo

A dissertação teve por objeto as relações entre formação, hábitos de leitura e práticas do ensino de literatura dos professores de português do ensino médio da rede estadual da cidade de São Paulo. Para tanto, optou-se primeiramente por realizar uma pesquisa quantitativa com 87 docentes, a partir da qual procurou-se traçar um perfil leitor do professor da rede. Numa segunda etapa, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com quatro professores dessa mesma rede, de quem também foram observadas aulas de literatura. Na análise desses depoimentos, procurou-se investigar quais as relações entre a formação a que esses professores tiveram acesso, os hábitos de leitura por eles desenvolvidos, as concepções de literatura desses sujeitos e sua prática de ensino literário. Como resultado, depreendeu-se que a presença nas famílias de origem de uma ética do correto e da disciplina é determinante no êxito escolar obtido pelos sujeitos pesquisados, que a existência de figuras marcantes do ponto de vista das relações com a leitura e os livros é determinante para seu desenvolvimento como leitores literários e que a consciência de seu próprio processo de formação e da posição que ocupam como sujeitos de suas leituras tem consequências na prática de ensino dos professores e em seu posicionamento frente aos alunos. Como arcabouço teórico, foram utilizados Bourdieu, Lahire, Chartier, Darnton, Jauss, Eco, Rouxel, Baudelot e Cartier. (AU)

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