Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um moinho de alta energia para produção em escala piloto de grafite nanométrico

Processo: 11/51090-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - PAPPE / PIPE III
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Acordo de Cooperação: FINEP - PAPPE-PIPE III
Pesquisador responsável:José Fernando Ribeiro de Castro
Beneficiário:José Fernando Ribeiro de Castro
Empresa:Mhnano Indústria e Desenvolvimento de Materiais Nanoestruturados Ltda. - ME
Município: São Carlos
Vinculado ao auxílio:05/59945-8 - Produção de ligas nanocristalinas formadoras de hidretos metálicos para aplicações em tanques armazenadores de hidrogênio, baterias recarregáveis e sensores para detecção de hidrogênio, AP.PIPE
Assunto(s):Física de alta energia  Nanocompósitos  Grafite  Indústria automobilística  Moinhos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Nanocomposito

Resumo

Na tentativa de tomar o carro mais leve por razões ligadas ao consumo de combustível e diante das crises do petróleo de 1973 e 1976, os plásticos passaram a ocupar um lugar de destaque como um dos materiais mais utilizados pela indústria automobilística. Em 15 anos, após as primeiras substituições da madeira e do metal no interior do veículo e carroceria, os plásticos dobraram sua participação no peso total dos veículos. Entretanto, tais substituições só puderam ser realizadas após extensivas pesquisas e desenvolvimentos de novos materiais poliméricos visando melhorar seu desempenho para determinadas funções com propriedades adequadas para atender a função requerida e/ou novas ou múltiplas funções. Neste sentido, a empresa MHNANO que atua no mercado no desenvolvimento e produção de partículas e ligas nanocristalinas metálicas e cerâmicas utilizando o processo de Moagem de Alta Energia (High Energy Milling) e Mecano Químico (Mecano chemistry), tem grande interesse na industrialização de um nanocompósito desenvolvido por esta empresa para ser aplicado na indústria automobilística, mais especificamente como material para fabricação de peças de para-choque de carros. Nosso nanocompósito apresentou excelentes propriedades de resistência ao impacto, aumento no módulo elástico (100%), resistência à tração no escoamento (10%) e na deformação no escoamento (30%). Para isto, este projeto tem como objetivo desenvolver e construir um moinho do tipo ZOZ. A câmara de moagem será construída com capacidade de 30 litros e com rotor acoplado. Uma câmara desta dimensão possibilita a moagem de 2,5Kg por batelada. Nosso objetivo é escalonar a quantidade de material moído para 8 Kg por batelada para que possamos suprir a demanda do mercado consumidor de polímeros especiais e também visando a oportunidade de expansão das atividades comerciais de nossa empresa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)