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Investigação antitruste no transporte aéreo: proposta de modelagem empírica e estudo de caso

Processo: 11/14668-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Rogéria de Arantes Gomes
Assunto(s):Transporte aéreo  Regulamentação comercial  Organização industrial  Oligopólio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antitruste | Econometria | Oligopólio | Organização Industrial | Regulação | transporte aéreo | Economia dos Transportes

Resumo

As autoridades antitruste e regulatória do transporte aéreo no Brasil recentemente firmaram termo de cooperação técnica visando ao tratamento conjunto de análises pertinentes à defesa da concorrência e acompanhamento econômico do setor. Esse acompanhamento antitruste visa garantir a manutenção dos ganhos de bem-estar econômico proporcionados pela desregulação dos anos 1990. O presente projeto tem por objetivo colaborar com essa iniciativa, apresentando uma proposta de modelagem empírica da competição em mercados de transporte aéreo. Adicionalmente, ilustra a proposta por meio de um estudo de caso de investição de suposto comportamento de paralelismo de preços e ação coordenada por parte das companhias aéreas no período pós-desregulação. O arcabouço teórico proposto consiste, pelo lado da demanda, na estimação de um modelo de escolha discreta do tipo Logit Aninhado Generalizado, e pelo lado das empresas, de uma relação de oferta generalizada que possibilita o aninhamento importantes referências da literatura de Organização Industrial como casos especiais. Os modelos econométricos estimados permitem o desenvolvimento de testes de hipótese quanto ao poder de mercado coordenado das companhias aéreas no período sob investigação, permitindo tecer considerações sobre possíveis infrações antitruste. (AU)

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