Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos avançados de seleção de conteúdo multimídia

Processo: 11/17366-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Marcelo Garcia Manzato
Beneficiário:Marcelo Garcia Manzato
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da comunicação  Novas tecnologias da comunicação  Multimídia interativa 

Resumo

O conhecimento de informações semânticas a respeito do conteúdo e interesses dos usuários é essencial para o provimento de serviços de seleção e recomendação, que filtram os dados segundo as intenções e preferências de cada indivíduo. Por outro lado, a falta de técnicas genéricas e eficientes para extrair essas informações de alto-nível faz com que o problema da lacuna semântica persista até hoje. A utilização de anotações produzidas pelos usuários pode reduzir esse problema, uma vez que metadados mais ricos semanticamente podem ser extraídos a partir da atividade de interação realizada pelos usuários. Entretanto, para viabilizar essa estratégia, alguns problemas precisam ser investigados, como a presença de ruídos e dados irrelevantes, a maneira de se construir e representar as informações, a falta de mecanismos para transformar as anotações em dados estruturados semanticamente e a aplicação dessas informações em serviços apropriados. Este plano de pesquisa tem como objetivo investigar esses desafios, de modo a possibilitar o desenvolvimento de aplicações de seleção multimídia. Espera-se que os metadados semânticos sobre conteúdo e preferências pessoais possam ser extraídos colaborativamente pelos usuários de maneira irrestrita ao domínio de dados, não requerendo esforços dispendiosos e suscetíveis a erros tal como ocorre em abordagens verificadas atualmente na literatura. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.