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Ruralismos e ruralidade na perspectiva do cinema brasileiro dos anos 2000

Processo: 11/12388-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Beneficiário:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do cinema  Crítica cinematográfica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Nacional | Critica Cinematográfica | mundo rural | pensamento social e cinema | Sociologia da cultura

Resumo

Este projeto propõe-se a estudar a representação que o cinema brasileiro fez do rural nesta primeira década do novo século, quando a urbanidade - ao menos do ponto de vista geográfico-espacial - é considerada absolutamente hegemônica no Brasil. Tendo estudado a perspectiva cinematográfica sobre o rural brasileiro desde os anos 50, constatamos que no momento crucial da transição do país agrário para o urbano-industrial havia no pensamento social coletivo - expresso através do cinema - um mundo a ser superado. Tese subjacente mesmo quando se tratava das suas melhores e mais politizadas expressões. Pesquisas posteriores mostraram que o rural continuaria sendo um componente difícil da nossa modernidade insegura. Agora, em tempos de capitalismo avançado, inserção nacional no mercado mundial, cidades hiperdimensionadas, com questões de iguais proporções, que apreensão faz do rural brasileiro o cinema nacional dos anos 2000? (AU)

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