Auxílio à pesquisa 12/50016-8 - Diflubenzuron, Enzimas antioxidantes - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Fosfatases e enzimas antioxidantes como biomarcadores de toxicidade do diflubenzuron e p-cloroanilina em organismos aquaticos nao-alvo.

Processo: 12/50016-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Hiroshi Aoyama
Beneficiário:Hiroshi Aoyama
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diflubenzuron  Enzimas antioxidantes  Monoester fosfórico hidrolases  Organismos aquáticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diflubenzuron | Enzimas Antioxidantes | Fosfatases | Organismos Aquaticos | P Cloroanilina | Toxicidade Em Agua

Resumo

A aquicultura é uma das atividades comerciais que mais crescem no Brasil, em função não só do enorme potencial em termos de diversidade de espécies, bem como da infraestrutura e variedade de ecossistemas aquáticos disponíveis para sua exploração e crescimento. Um dos pontos negativos deste aumento é o aparecimento de parasitas e predadores que atacam os peixes provocando altas taxas de mortalidade. O uso de produtos agrícolas vem sendo a principal forma de combater esses parasitas na aquicultura, sendo que o Diflubenzuron, (DFB), é o mais utilizado. Este composto inibe a síntese de quitina, componente do exoesqueleto dos parasitas, e apresenta baixa toxicidade aos peixes. Porém, no ambiente aquático, o DFB pode ser tóxico às espécies não-alvos e, quando degradado, gera p-cloroanilina, (PCA), metabólito potencialmente cancerígeno e mutagênico para o ser humano. O objetivo geral do presente trabalho consistirá em analisar e comparar os efeitos tóxicos agudos e bioquímicos do DFB e de seu metabólito PCA em microalga Pseudokirchneriella subcapitata, microcrustáceo Daphniasimilis e no peixe Oreochromisniloticus, organismos aquáticos representantes da cadeia alimentar, com o intuito de estabelecer uma dose permissível nos corpos hídricos. Para isto, os organismos serão expostos a diferentes doses de DFB e PCA para calcular a concentração que inibe 50% destes (CE50). Os estudos in vivo serão realizados através da determinação das atividades das enzimas catalase, superóxido dismutase e fosfatases dos organismos previamente expostos aos produtos teste nas concentrações anteriormente definidas pelos ensaios de toxicidade aguda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTZGER, DARLENE D.; JONSSON, CLAUDIO M.; AOYAMA, HIROSHI. Mixtures of diflubenzuron and p-chloroaniline changes the activities of enzymes biomarkers on tilapia fish (Oreochromis niloticus) in the presence and absence of soil. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 148, p. 367-376, . (12/50016-8)