Busca avançada
Ano de início
Entree

Flotação de microalgas cultivadas em fotobiorreatores alimentados com vinhaça pré-tratada por coagulação, floculação e sedimentação ou microfiltração, com vistas à produção de biodiesel

Resumo

Com o aumento da preocupação ambiental no que se refere à diminuição dos impactos urbanos no aquecimento global e com a escassez dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis apresentam-se como promissoras fontes renováveis de energia. Neste cenário, as microalgas apresentam vantagens, pois utilizam CO2 como fonte de carbono, e podem ser cultivadas em esgoto sanitário ou em alguns efluentes líquidos industriais. No presente projeto de pesquisa é proposta a avaliação de um sistema eficiente de separação e espessamento de biomassa algal produzida em fotobiorreatores utilizando a técnica de flotação por ar dissolvido associada à centrifugação, de forma a adequar a torta às etapas subsequentes para produção de biodiesel. Constitui também proposta deste projeto a avaliação da possibilidade do emprego da vinhaça, pré-tratada físico-quimicamente por coagulação, floculação e sedimentação ou microfiltração tangencial, como meio de cultivo da microalga Chlorella vulgaris. Será utilizado fotobiorreator em escala de laboratório associado com sistema de separação e espessamento da biomassa algal por flotação por ar dissolvido, seguida de centrifugação. Com a realização da pesquisa espera-se a obtenção de subsídios importantes para o projeto de: i) sistema físico-químico de pré-tratamento de vinhaça por coagulação, floculação e sedimentação ou microfiltração, com vistas à sua adequação para uso como meio de cultivo de microalgas em fotobiorreatores; ii) unidades eficientes de flotação por ar dissolvido, utilizadas para a separação e espessamento da biomassa algal gerada em fotobiorreatores; e iii) obtenção de parâmetros otimizados para operação de centrifugas utilizadas na etapa de desaguamento da biomassa, com vistas a produção de biodiesel. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACCHI, GABRIEL DIBBERN; LEITE, LUAN DE SOUZA; PENALVA REALI, MARCO ANTONIO; BICHARA, ANDRESSA; REGALI SELEGHIM, MIRNA HELENA. Coagulation and Microfiltration Application for Sugarcane Vinasse Clarification. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 231, n. 12 DEC 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.