Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da osteoclastogênese e ativação dos osteoclastos em pacientes com espondilite anquilosante

Resumo

Espondilite anquilosante (EA) é uma doença reumática crônico-inflamatória caracterizada por formação de osso novo que leva a desenvolvimento de sindesmófitos e subsequente anquilose vertebral. Concomitantemente, pacientes com EA apresentam massa óssea reduzida e pacientes com sindesmófitos possuem menor densidade óssea comparada com pacientes sem esta complicação. Esses achados reforçam a ideia de que a formação e perda óssea podem ocorrer em paralelo na EA e estar relacionadas ao desequilíbrio do sistema RANKL, RANKL e osteoprotegerina (OPG). Na EA existe uma forte associação entre as vias catabólica (RANKL) e anabólica (Wnt). Esta última é essencial para a proliferação e diferenciação de osteoblastos. Citocinas como TNF induzem DKK-1 e esclerostina, proteínas que atuam inibindo a via de sinalização Wnt. O bloqueio do DKK-1 e/ou esclerostina pode levar a redução no número de osteoclastos interferindo na reabsorção óssea e sugerindo que as vias anabólica e catabólica interagem com importante papel biológico. Molecularmente, a OPG é um componente chave do sistema RANK-RANKL e parece ser regulada pela via Wnt e vice-versa. Baseando-se no conhecimento de que osteoclastos desempenham um papel central na destruição osteo-articular em doenças inflamatórias, nós questionamos se variações na osteoclastogênese em pacientes com EA poderiam estar correlacionadas à presença, atividade ou gravidade da doença. Para tanto, propomos o estudo de células mononucleares do sangue periférico de pacientes com EA para analisar as características dos precursores dos osteoclastos, dos osteoclastos maduros, sua capacidade osteoclastogênica e correlacionar com aspectos clínicos da doença e densidade mineral óssea destes pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPARBO, VALERIA F.; FURLAM, PEDRO; SAAD, CARLA G. S.; ALVARENGA, JACKELINE C.; AUBRY-ROZIER, BERENGERE; HANS, DIDIER; DE BRUM-FERNANDES, ARTUR J.; PEREIRA, ROSA M. R. Assessing bone impairment in ankylosing spondylitis (AS) using the trabecular bone score (TBS) and high-resolution peripheral quantitative computed tomography (HR-pQCT). BONE, v. 122, p. 8-13, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.
CAPARBO, V. F.; SAAD, C. G. S.; MORAES, J. C.; DE BRUM-FERNANDES, A. J.; PEREIRA, R. M. R. Monocytes from male patients with ankylosing spondylitis display decreased osteoclastogenesis and decreased RANKL/OPG ratio. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL, v. 29, n. 11, p. 2565-2573, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.