Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos genes e micro rna relacionados a transicao epitelio-mesenquimal no adenocarcinoma de prostata.

Processo: 12/50094-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Kátia Ramos Moreira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata  MicroRNAs  Marcador molecular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Prostata | Marcadores Moleculares | Micro Rna | Transicao Epitelio Mesemquimal

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens e a segunda causa de óbito por câncer no Brasil. Embora a maioria dos pacientes com câncer de próstata apresente doença localizada, 5% dos pacientes apresentam doença metastática no momento do diagnóstico. A compreensão de mecanismos relacionados à progressão desses tumores é de grande importância, sendo o conhecimento do processo denominado transição epitélio-mesenquimal fundamental. A transição epitélio-mesenquimal (TEM) é um programa biológico celular reversível no qual a célula epitelial perde a capacidade de aderência intercelular e assume um fenótipo mesenquimal. A TEM participa da carcinogênese levando à aquisição do comportamento invasivo e metastático de uma neoplasia. A principal característica da TEM consiste na repressão do gene da E-caderina através de fatores de transcrição que incluem o SNAIL (SNAI1); SLUG (SNAI2), ZEB1, ZEB2, E47 e Twist, a qual resulta na dissociação das células tumorais promovendo metástase. Acredita-se que outro importante regulador da TEM sejam os miRNAs, sendo a família do miR-200 a mais estudada por ser uma potente indutora da diferenciação epitelial capaz de reverter a TEM. O miR-200 participa de uma via sinalizadora que envolve a família do ZEB, e ambos apresentam funções opostas formando uma alça com feedback duplamente negativo. Essa alça tem papei na TEM, e acredita-se que seja um pré-requisito crucial para a progressão tumoral. No câncer de próstata, a função da alça ZEB/miR-200 ainda permanece incerta. Sabe-se que tumores mais agressivos apresentam níveis elevados do ZEB1, porém o conhecimento sobre o miR-200 na TEM é muito limitado. Assim sendo, a escassez de dados sobre este tema e a sua relevância para a progressão tumoral tornam necessária uma investigação mais ampla e completa dos fatores envolvidos na TEM, incluindo os miRNAs, no câncer de próstata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KATZ, BETINA; REIS, SABRINA T.; VIANA, NAYARA I.; MORAIS, DENIS R.; MOURA, CAIO M.; DIP, NELSON; SILVA, IRAN A.; ISCAIFE, ALEXANDRE; SROUGI, MIGUEL; LEITE, KATIA R. M.. Comprehensive Study of Gene and microRNA Expression Related to Epithelial-Mesenchymal Transition in Prostate Cancer. PLoS One, v. 9, n. 11, . (12/50094-9)