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A dança em ato: investigação dos fluxos e contextos das relações espectadores-obra artística a partir das apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor

Processo: 11/13111-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Larissa Sato Turtelli
Beneficiário:Larissa Sato Turtelli
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Assunto(s):Linguagem corporal  Bailarinos  Umbanda  Teatro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:1 - Umbanda | 2 - Público | 3 - Intérprete | 4 - Dança do Brasil | 5 - Bailarino-Pesquisador-Intérprete | Espetáculo cênico

Resumo

Esse projeto propõe uma pesquisa sistemática das relações entre espectadores e obra artística de dança tendo como foco as apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor. Esse espetáculo foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo em terreiros de Umbanda, enfocando as entidades Pombas Giras. A obra mantém-se nas fronteiras entre dança e teatro, valendo-se tanto da linguagem corporal, quanto de textos falados e do trabalho de personagem. As relações entre obra e espectador nesse espetáculo trazem um diferencial por este tratar da Umbanda, religião marginal e estigmatizada, fator a ser considerado na pesquisa proposta. A pesquisa a ser realizada será desdobrada em três direcionamentos principais: os fluxos de conteúdos entre espectadores e obra artística; os contextos formados a cada apresentação; e as repercussões das experiências das apresentações na obra artística. Esses tópicos serão investigados através de apresentações do espetáculo para públicos variados e em locais variados. Será buscada, o máximo possível, uma apreensão de um todo de cada apresentação. Para isso serão coletados dados a partir de: registros em vídeo de depoimentos voluntários dos espectadores; redação de diários de cada apresentação pela intérprete, pela diretora e pela equipe de pesquisa do espetáculo; registros em vídeo da apresentação da obra e, se possível, do público durante a apresentação. Espera-se, através dessa pesquisa, ser possível estabelecer correlações e conexões entre os diferentes dados recolhidos, detectar seus fios de significado e traçar um panorama da receptividade e mobilização dos espectadores frente a diferentes aspectos do espetáculo em questão. E assim sistematizar um conhecimento que possa fomentar os debates sobre as relações obra-espectadores na dança contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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