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Ciceronianíssimos II - Colóquio sobre Marco Túlio Cícero, pela promoção da Société Internationale des Amis de Cicéron

Processo: 12/04134-9
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 31 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 01 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Marcos Martinho dos Santos
Beneficiário:Marcos Martinho dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cícero | Epistolografia latina | filosofia acadêmica | oratória latina | Cícero: textos oratórios, epistolares, filosóficos

Resumo

O colóquio apresentará conferências de 7 especialistas em Cícero oriundos de IES italianas (E. Malaspinna; A. Setaioli) e brasileiras, isto é, da UNICAMP (I. Tardin Cardoso), UNIFESP (B. Fanelli Morganti) e USP (S. Calheiros de Lima; E. C. Sartorelli; A. Scatolin).31/5:1ª SESSÃO (Textos filosóficos de Cícero)E. Malaspinna apóia-se numa recensão dos manuscritos do "Lucullus", a fim de restituir uma lição manuscrita até agora desconhecida e refazer o estema dos códices do "Lucullus".S. C. de Lima atenta para a cena em que se desenrola o diálogo do "De finibus", a fim de mostrar como dela decorrem alguns significados filosóficos e a estratégia argumentativa do diálogo.2ª SESSÃO (Historiografia e teatralidade: emulações ciceronianas)A. Scatolin considera um passo do "De oratore", em que Antônio faz ressalvas aos historiadores latinos, a fim de mostrar que aquele é tendencioso e, portanto, não convém ser empregado como documento fidedigno para restituir a história da historiografia latina.I. Tardin Cardoso considera passos do "Pro Sestio", em que Cícero conta no número dos espaços políticos de Roma não só as assembléias e comícios, mas o teatro, a fim de mostrar como Cícero politiza o teatro e teatraliza os comícios e assembléias.1/6:3ª SESSÃO (Recepção de Cícero)A. Setaioli compara o modo como Sêneca emula Cícero com o modo como os contemporâneos daquele emulam os grandes autores do passado, a fim de distinguir os procedimentos de emulação próprios de Sêneca.B. F. Morganti pretende mostrar como Petrarca lança mão dos argumentos do "Pro Archia" de Cícero, a fim de defender a poesia contra os censores desta.E. C. Sartorelli pretende mostrar como Agrícola e outros autores renascentistas tomaram o "De inuentione" e os "Topica" de Cícero como fontes para o estudo de retórica e dialética e, daí, confeccionaram coletâneas de "loci communes" ou "adagia". (AU)

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