Busca avançada
Ano de início
Entree

Podzolização em solos sob vegetação de restinga: relações entre a variação de drenagem, acumulação e composição da matéria orgânica em Espodossolos na Ilha Comprida - SP

Processo: 12/50276-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Pablo Vidal Torrado
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Drenagem do solo  Espodossolos  Matéria orgânica do solo  Pirólise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Drenagem | Espodossolos | Materia Organica | Pirolise | Planicie Costeira | Quimica Da Mo

Resumo

Os solos de maior ocorrência na planície costeira do litoral do Estado de São Paulo são os Espodossolos, caracterizados pela intensa podzolização e a conseqüente presença de horizonte espódico (Bh ou Bhm). A formação dos Espodossolos, especialmente com ênfase à caracterização molecular da matéria orgânica (MO) desses solos, têm sido pouco estudada em regiões tropicais, com escassez de estudos detalhados que avaliem as características e a composição química da MO, sua influência no processo de podzolização e na variação de feições morfológicas nos Espodossolos bem e mal drenados. Objetiva-se com o projeto caracterizar a MO dos Espodossolos, visando obter informações sobre a composição química da MO que permitam uma abordagem mais completa sobre os processos de formação do mesmo e que possam elucidar a variação lateral e vertical da evolução da MO, e consequentemente de horizontes espódicos na Ilha Comprida. Após a compartimentação das formas de relevo ao longo da transeção de 2,7 km de extensão, serão descritos e desenhados os horizontes do solo em segmentos representativos, para determinar a escolha das amostras de solo. Serão, ainda, realizados levantamentos e coletas de amostras, as quais serão submetidas à análises físicas, químicas e micromorfológicas. Para a obtenção das informações sobre a composição da MO serão utilizados métodos de análise como a Pirólise associada à cromatografia gasosa/espectrometria de massas (Pi-CG/EM) e métodos espectroscópicos como Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para a determinação das propriedades da MO. Será necessário também obter informações sobre a rede de drenagem e a distribuição do carbono orgânico dissolvido (COD) ao longo do solo e lateralmente na paisagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, PEDRO; BUURMAN, PETER; LOPES-MAZZETTO, JOSIANE MILLANI; FONSECA GIANNINI, PAULO CESAR; SCHELLEKENS, JUDITH; VIDAL-TORRADO, PABLO. Geomorphological control on podzolisation - An example from a tropical barrier island. Geomorphology, v. 309, p. 86-97, . (12/50276-0)
MARTINEZ, PEDRO; BUURMAN, PETER; LOPES-MAZZETTO, JOSIANE MILLANI; DO NASCIMENTO, DIEGO LUCIANO; VIDAL-TORRADO, PABLO. Podzolisation preserves ichnofossils constructed by ghost shrimp. CATENA, v. 180, p. 110-119, . (12/50276-0)
MARTINEZ, PEDRO; BUURMAN, PETER; DO NASCIMENTO, DIEGO LUCIANO; ALMQUIST, VANCE; VIDAL-TORRADO, PABLO. Substantial changes in podzol morphology after tree-roots modify soil porosity and hydrology in a tropical coastal rainforest. PLANT AND SOIL, v. 463, n. 1-2, . (12/50276-0)