Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da vitamina D sobre a frequência de quedas e o equilíbrio postural em mulheres na pós-menopausa

Processo: 11/14447-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Eliana Aguiar Petri Nahás
Beneficiário:Eliana Aguiar Petri Nahás
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jorge Nahas Neto
Assunto(s):Clínica médica  Ginecologia  Menopausa  Equilíbrio postural  Acidentes por quedas  Vitamina D 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equilibrio postural | Menopausa | quedas | vitamina D | Ginecologia

Resumo

Em mulheres na pós-menopausa, a prevalência de queixas relacionadas ao equilíbrio postural se manifesta como desequilíbrio, desvios de marcha, instabilidade, e principalmente quedas. Estas são responsáveis por 90% do crescente aumento de fraturas de quadril e são sexta causa de morte entre mulheres acima de 65 anos. Reduzir o seu risco é forma de minimizar os custos com assistência a mulher na pós-menopausa; e se torna possível à medida que fatores determinantes da queda são identificados e intervenções propostas. A relevante função desempenhada pela vitamina D relacionada ao equilíbrio postural e as características musculares está sob investigação, e sua pesquisa, permitirá a identificação precoce de mulheres na pós-menopausa predispostas à sarcopenia e risco de queda, possibilitando a intervenção antecipada. Contudo, a literatura carece de estudos direcionados às mulheres na pós-menopausa, com o objetivo de prevenir ou pelo menos retardar as alterações no equilíbrio postural nessa população de risco para quedas e fraturas. Se existe relação entre níveis séricos de vitamina D e o equilíbrio postural, nossa hipótese é que a suplementação de vitamina D em mulheres na pós-menopausa com histórico de quedas poderia proporcionar significativa redução nas taxas de quedas e consequentemente de fraturas osteoporóticas. Espera-se que com o projeto de avaliação dos efeitos da suplementação de vitamina D sobre o equilíbrio postural em mulheres na pós-menopausa possam-se identificar as pacientes de risco para quedas propondo assim medidas preventivas - como a reposição de vitamina D- para redução da ocorrência de quedas, causa importantes de fratura na população estudada, repercutindo consideravelmente na qualidade de vida das pacientes acompanhadas no Ambulatório de Climatério e Menopausa da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANGUSSU, L. M.; NAHAS-NETO, J.; ORSATTI, C. L.; BUELONI-DIAS, F. N.; NAHAS, E. A. P.. Effect of vitamin D supplementation alone on muscle function in postmenopausal women: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL, v. 26, n. 10, p. 2413-2421, . (11/14447-1)
CANGUSSU, LUCIANA MENDES; NAHAS-NETO, JORGE; ORSATTI, CLAUDIO LERA; POLONI, PRISCILA FERREIRA; SCHMITT, ENEIDA BOTEON; ALMEIDA-FILHO, BENEDITO; PETRI NAHAS, ELIANA AGUIAR. Effect of isolated vitamin D supplementation on the rate of falls and postural balance in postmenopausal women fallers: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. MENOPAUSE-THE JOURNAL OF THE NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY, v. 23, n. 3, p. 267-274, . (11/14447-1)