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Concepção de educação e ensino rural no Estado de São Paulo

Processo: 11/21564-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Bezerra Neto
Beneficiário:Luiz Bezerra Neto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola rural  Assentamento rural  Avaliação da educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classe multisseriada | educação do campo | educação rural | Escola ativa | Educação Rural

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo discutir a concepção de educação e ensino rural no Estado de São Paulo. Esta necessidade surgiu a partir da constatação de que a discussão sobre educação e ensino no Estado de São Paulo tem se restringido quase que exclusivamente à educação do setor urbano, dado que há um certo discurso tanto na academia, quanto nos meios políticos, de que o Estado não tem mais campo e que toda a formação deve ocorrer nos centros urbanos. Esse discurso tem levado os sucessivos governos do Estado, a partir da década de 1980, a fechar escolas no meio rural e transportar as crianças que habitam no campo para as cidades, com vistas a inseri-las nas escolas urbanas. Através de pesquisas já realizadas verificamos que no estado, mais de 40% dos municípios ainda se utilizam de escolas unidocentes com classes multisseriadas, além do transporte de alunos do campo para a cidade. Nas escolas multisseriadas muitos municípios contam com a presença do programa escola ativa que estimula a utilização de uma metodologia específica para esse tipo de ensino, mas alguns setores, sobretudo, aqueles cujas escolas se localizam em áreas de assentamentos dizem implementar uma proposta derivada dos movimentos sociais que atuam no campo, ou seja, a proposta "por uma educação do campo". Para realizar tal trabalho devemos utilizar os materiais produzidos pelos mais diversos pesquisadores, alem de entrevistar alguns responsáveis por escolas de assentamento e de escolas integrantes do "projeto escola ativa", utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, entrevistas abertas e com questões fechadas. (AU)

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