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Intercâmbio de pesquisa com Prof. Joseph J. Pear, Universidade de Manitoba, Canadá

Processo: 11/22244-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 17 de fevereiro de 2013 - 03 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Pesquisador visitante: Joseph J. Pear
Inst. do pesquisador visitante: University of Manitoba, Canadá
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento  Transtorno autístico  Equivalência de estímulos  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

A inserção internacional do grupo de pesquisa do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSCar, vem se desenvolvendo há anos e, mais recentemente, tem ocupado papel de destaque no trabalho colaborativo entre universidade pública e universidades estrangeiras, por meio de auxílios e bolsas em diferentes modalidades, com o apoio da FAPESP, do CNPq e da CAPES. Dentre os indicadores do potencial dessa inserção, tem-se o evento intitulado Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI, o qual encontra-se em sua quarta edição. Em 2010 foram realizados três seminários. O I Seminário teve como participante o Prof. Thomas S. Higbee, da Utah State University - Logan. O segundo contou com a participação de Edmund J. Fantino e Stephanie Stolarz-Fantino, da University of California - San Diego. O terceiro, novamente, contou com a presença do Prof. Thomas S. Higbee, com financiamentos da UFSCar, Utah State University e da FAPESP, respectivamente. Em 2011, o Seminário teve como participante Caio Miguel, da California State University - Sacramento. Neste ano, a University of Manitoba, através do Prof. Joseph J. Pear, recebeu Marileide Antunes de Oliveira (CAPES e CNPq) e a Texas Christian University, através da Profa. Anna I. Petursdottir, recebeu Jonas Fernandes Gamba (CAPES e CNPq) ambos para estágio de pesquisa de 12 meses. A Utah State University, através do Prof. Thomas Sean Higbee, recebeu Arthur Damião Médici. Recentemente, a inserção internacional do grupo de pesquisa LAHMIEI ganha destaque de proporções notórias com a realização do evento intitulado Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA): Avanços na pesquisa e no tratamento do comportamento autista, apoiado pela FAPESP. O evento será realizado no período de 9 e 13 de janeiro de 2012 e trará pesquisadores e alunos estrangeiros e nacionais para discussões sobre os avanços recentes em pesquisa e tratamento do indivíduo com autismo. O presente projeto visa solicitar recursos para dar continuidade ao projeto de inserção internacional e de colaboração em pesquisa com a vinda do Prof. Joseph J. Pear, Ph.D. Ele tem contribuído enormemente com o desenvolvimento da Análise do Comportamento na América do Norte há décadas. Ele desenvolveu o Computer-aided Personalized System of Instruction (CAPSI), o qual tem sido utilizado em inúmeros cursos de psicologia na Universidade de Manitoba. Recentemente, o Prof. Joseph J. Pear tem investigado, de maneira pioneira, o desempenho de peixes da espécie Pimelodus blochii em esquemas de reforçamento. O Prof. Joseph J. Pear também é autor de uma série de livros considerados clássicos em cursos de psicologia, dentre os quais se destaca o livro "Modificação do comportamento: O que é e como fazer", publicado em co-autoria com o Prof. Garry Martin, e que está em sua nona edição. O convite ao referido professor justifica-se, em primeiro lugar, por suas contribuições à área e, sobretudo, por proporcionar ao grupo de pesquisa do LAHMIEI a possibilidade de realizar atividades de pesquisa em caráter colaborativo com o referido professor. Uma relação dos projetos de pesquisa nos quais o pesquisador visitante participará como consultor encontra-se no documento anexo, "Descrição dos Projetos de Pesquisa". Tais pesquisas têm investigado as variáveis envolvidas na aquisição e manutenção do comportamento complexo em geral e, mais especificamente, na aquisição e manutenção de habilidades e redução de comportamentos inadequados em pessoas com deficiência intelectual e autismo sob o ponto de vista analítico-comportamental. As pesquisas envolvem a manipulação de condições ambientais na tentativa de facilitar a emergência de novas habilidades em indivíduos com e sem necessidades educacionais especiais. Estas questões são de interesse teórico no que se refere à compreensão dos processos comportamentais básicos. (AU)

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