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Avaliação de processos participativos em programas de educação ambiental: subsídios para o delineamento de políticas públicas

Processo: 98/15507-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Beneficiário:Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (São Paulo)
Assunto(s):Educação ambiental  Sociedade 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_166_135_135.pdf

Resumo

Durante o ano de 1997 o Programa de Educação Ambiental do Procav II da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da prefeitura municipal de São Paulo (SVMA) executado pelo consórcio Cógito-Ecoar atuou junto a moradores e escolas em regiões da zona leste e norte de São Paulo simultaneamente a SVMA através do projeto Billings, em parceria com entidades locais, sociedade civil e Faculdade de Educação da USP desenvolveu uma experiência de educação ambiental com 17 escolas públicas do distrito da Pedreira (zona sul de São Paulo). Esses projetos, através de métodos e técnicas participativas, procuraram estimular a ação cidadã e o aprendizado individual e coletivo voltado à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Como desdobramento desses trabalhos constituiu-se um grupo de estudos com integrantes da SVMA e universidade com o objetivo inicial de refletir sobre a questão da participação social em programas de educação ambiental e construir instrumentos de pesquisa que possibilitem uma avaliação sistemática dos impactos de programas e dos processos participativos que eles procuram estimular. O grupo entende a participação da sociedade como um fator essencial para o êxito na resolução de problemas socioambientais. Nesse sentido colocam-se algumas questões para serem refletidas: quais são os valores, interesses e atitudes que estimulam a participação; como compreender o processo de participação e as ferramentas necessárias para facilitá-la; como avaliar o processo e os resultados dessa participação. Questões como essas motivaram a elaboração deste pré-projeto, pois pouco se tem sistematizado sobre avaliação de programas desenvolvidos pelo setor público, nas áreas de educação ambiental e participação social, resultando na deficiência de parâmetros para o planejamento e implementação de políticas públicas na área. (AU)

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