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Projeto pedagógico para a reformulação do ensino médio (promedio)

Processo: 98/15509-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:LUIS CARLOS DE MENEZES
Beneficiário:LUIS CARLOS DE MENEZES
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria da Educação (São Paulo - Estado)
Assunto(s):Projeto educacional  Ensino médio  Reforma do ensino 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_165_134_135.pdf

Resumo

O que se pretende é elaborar e implementar um projeto pedagógico da escola que, atendendo à nova feição do ensino médio preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), realize uma educação básica em escolas do nível médio que constitua uma efetiva formação para a cidadania e para o aprendizado permanente na vida em sociedade e no mundo do trabalho. Os especialistas da Universidade de São Paulo, os diretores, coordenadores e professores das escolas que se voluntariarem para o projeto, assim como representantes de pais de alunos e da comunidade do entorno escolar trabalharão em conjunto desde o início da fase de pré-projeto, para conceber e preparar uma atuação concentrada de toda a unidade escolar em torno do projeto pedagógico. Essa parceria procurará otimizar os recursos humanos e materiais das escolas e da sociedade, incluídos ai os recursos culturais extraescolares, para permitir aos alunos e professores realizar atividades que façam do ensino médio etapa efetivamente conclusiva da educação básica. Esse projeto de reformulação do ensino deve igualmente apontar alternativas, rumos, etapas e recursos educacionais, identificar necessidades e problemas para a implementação das novas práticas, promover formação e atualização docente, assessorar a gestão escolar e articular a escola com sua comunidade de forma a permitir o conjunto de atividades dos alunos que se revelem necessárias ao desenvolvimento das suas competências e qualidades humanas. Uma articulação inter ou trans disciplinar está prevista, no sentido de uma reconcepção que revaloriza e contextualiza o aprendizado, subsidiando atividades coletivas e individuais dos alunos, na escola e fora desta. A gestão escolar deve ser revista não só em sua acepção estritamente administrativa, mas, sobretudo em sua dimensão pedagógica. (AU)

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